Foto: Reprodução Google

A oleosidade na pele é muito comum, principalmente nos brasileiros, nas mais diversas faixas etárias. O sebo é uma substância oleosa e cerosa que protege e hidratada a pele, produzida naturalmente pelo nosso organismo, porém, quando produzido em excesso, resulta em uma pele extremamente oleosa. Geralmente as características predominantes desse tipo específico de pele são os poros dilatados, brilho em excesso e acnes.

O controle desse tipo de pele requer uma rotina de cuidados regulares.
Neste artigo, falamos sobre remédios caseiros para ajudar a reduzir a pele oleosa sem medicamentos.

Principais características:

  • Uma aparência brilhante ou oleosa
  • Poros muito grandes e evidentes a olho nu
  • Aparência grossa ou áspera
  • Espinhas ocasionais ou persistentes
  • Cravos

Pessoas com pele madura oleosa podem ter problemas para encontrar maquiagem adequadas para seu tipo de pele, pois a depender da composição da maquiagem, esta pode se unir ao sebo natural da pele e originar uma consistente diferente, com aparência gordurosa.
Os sintomas da pele oleosa variam de pessoa para pessoa, tendo alguns fatores como principais causadores, como a genética, alterações hormonais e alto níveis de estresse, condições que podem gerar produção excessiva de sebo.

Principais Cuidados:

Foto: Reprodução Google

Se identificou ou conhece alguém que tenha essas características? Dá uma olhadinha aqui embaixo que eu vou ensinar 6 truques para minimizar a incidência dos sintomas da pele oleosa e deixá-la com um aspecto mais saudável.

1 – Lave regularmente

Lave duas vezes ao dia, com produtos específicos para pele oleosa, com água fria (Nunca água quente), preferivelmente com substâncias como o enxofre e o ácido salicílico,por exemplo, pois este ajudam a regular brilho excessivo, pois possuem ação secativa e anti-inflamatória.

Não exagere na limpeza, evite lavar com grande frequência no dia ou fazer o uso de bucha e panos ásperos, pois pode haver o chamado efeito rebote e a pele produzir ainda mais sebo.

Se isso não for eficaz, alguns produtos medicamentosos para tratamento da acne podem ajudar. Esses produtos contêm ácidos que podem combater a oleosidade exagerada.

CUIDADO! Alguns ácidos podem ser irritantes para certos tipos de pele, por isso, sempre faça o teste do toque, aplicando uma pequena quantidade do produto em uma pequena área do corpo, para identificar a reação da sua pele. Não se esqueça que, se nossa pele é naturalmente sensível, a pele do rosto é muito mais!

2 – Use uma loção adstringente

Foto: Reprodução Google

Ele retira as impurezas e permite que a pele respire mais. O melhor momento para aplicá-lo é após o banho, quando os poros encontram-se dilatados, e por isso a limpeza torna-se mais fácil e eficaz.
Uma pequena quantidade em um disco de algodão, dando prioridade para a zona T (região da testa, nariz e queixo) e depois indo para o restante do rosto.

Contudo, atenção, o produto não pode ser utilizado como remédio contra acne, ele tem ação preventiva, e não pode usar em excesso, como já comentei ali em cima, há o perigo do efeito rebote.

3 – Cuidado ao secar o rosto

Deve-se atentar ao material utilizado para a secagem do rosto, materiais ásperos e muito secos podem causar a inflamação dos poros e aumentar a incidência de espinhas e acnes, assim como o excesso de produção do sebo.

Por isso, nada de esfregar a tolha no rosto, hein? Encoste suavemente a superfície da toalha, região por região, até que o rosto esteja completamente seco, seja carinhosa e paciente com você.

4 – Lenço antibrilho

Hoje o mercado de cosméticos é muito extenso e variado. Para reduzir o brilho intenso da pele oleosa, temos a opção (nos mais variados preços) dos lenços controladores de brilho, alguns com a promessa de não interferir na sua maquiagem durante essa retirada. Então resta achar o lenço que mais lhe agrada e que está condizente com suas necessidades diárias.

5- Use máscara facial

Foto: Reprodução Google

Certas máscaras faciais podem ser benéficas para o tratamento de pele oleosa, mas antes de adotar qualquer uma como sua queridinha, consulte seu dermatologista para identificar quais os melhores ativos e produtos mais adequados para o seu tipo específico de pele. As opções no mercado são inúmeras, mas nada de sair testando na sorte, hein?

Uma boa opção são os dermocosméticos com ação matificante, que reduz a aparência brilhosa do rosto, disfarçam os poros, limpam e hidratam a pele – Pele oleosa também precisa de hidratação, trataremos disso mais abaixo.

As máscaras de argila são bastante recomendadas, já que são eficazes na absorção da oleosidade e controle de brilho, sem falar da sua ação adstringente e secativa.

6- Aplique hidratante

A pele oleosa PRECISA SIM de hidratação!  Porém,  uma hidratação mais cuidadosa e específica.

A presença de óleo não tem nenhuma relação com excesso de hidratação, acreditem, é possível ter uma pele oleosa e desidratada. Por isso, invista em hidratantes oil-free, o que indica que não influenciará em nada na oleosidade da sua pele.

Certos compostos de aloe vera podem ter um efeito naturalmente calmante sobre a pele.
Algumas pessoas optam por usar gel de aloe puro para hidratação, mas precisam estar cientes dos ingredientes ocultos, especialmente o álcool desnaturado, que pode secar e irritar a pele.

7 – Esfolie uma vez na semana

A esfoliação é boa para prevenir o entupimento dos poros – algo que acontece frequentemente com os tipos de pele oleosa. Muitas pessoas optam por usar uma esfoliação sem óleo projetada para tipos de pele oleosa, mas seja gentil ao aplicá-la no rosto para não irritar a pele e ter o efeito rebote. 

Dica de ouro: Consulte um profissional

SEMPRE consulte um profissional, apesar de parecer tudo muito óbvio e termos acesso fácil e rápido na internet, cada pessoa possui especificidades no seu biotipo de pele, e isso deve ser considerado. Sempre tenha muito cuidado com produtos novos, substâncias que você não tem conhecimento. O profissional da área pode indicar tanto manipulados como produtos naturais para auxiliá-la no seu objetivo.

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale conosco, adoramos trocar experiências!

Se você gostou do nosso post, ative as notificações para não perder as novidades do blog.
Se cuidar é um ato de amor, se cuide, se ame!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui