Foto: Reprodução Google

Estatísticas recentes afirmam que mais de 15 milhões de mulheres recorreram ao uso de Botox para minimizar a flacidez nas regiões do rosto e do pescoço.

Apesar dessa opção parecer a mais simples e descomplicada, ainda mais se a pessoa que deseja tem condições financeiras adequadas para submeter-se a este procedimento. Contudo, vale ressaltar que há outras inúmeras opções naturais e de baixo custo que oferecem resultados semelhantes ao que você pode obter com o Botox, porém, são bem pouco conhecidas e disseminadas, já que requerem mais tempo, dedicação e paciência. Contudo, esses métodos não apenas auxiliam na redução da flacidez, como também potencializam a saúde no geral.

1. Limite seu açúcar

Foto: Reprodução Google

O açúcar, muito presente no cardápio da nossa sociedade, possui inúmeros efeitos negativos sobre a saúde, e a cada dia que passa, são descobertos novos malefícios que o consumo dessa substância traz para nós.

O consumo frequente do açúcar ocasiona um processo em nosso sistema digestivo, conhecido como glicação, definido como um processo químico que resulta na quebra das moléculas de colágeno e elastina, as mesmas responsáveis por manter a pele mais jovem e firme. Esse processo é tão donoso quanto a ação dos radicais livres, formando rugas e diminuindo o tônus da pele.

A eliminação do açúcar do nosso cardápio, resulta em reequilíbrio da produção natural do colágeno, deixando a pele e o corpo novamente fortes e hidratados. O corpo possui as necessidades específicas, em média, seis colheres (chá) por dia é o suficiente e não prejudicial.

É importante ressaltar que praticamente todos os alimentos que fazemos a ingestão podem conter açúcar, sendo de forma natural ou industrializada. Pensando nesta informação, considera reduzir ou evitar, se possível, a adição de açúcar no seu café, chá, ou qualquer outra bebida que faça o consumo durante o desjejum.

Mas lembre-se de que quase todos os alimentos que ingerimos podem conter açúcar; portanto, é importante evitá-la com seu café ou chá da manhã.

2. Experimente o óleo de coco

Foto: Reprodução Google

Sem duvidas o óleo de coco é um dos melhores hidratantes naturais. Com uma ótima consistência para ser aplicado sobre a pele, preenchendo os poros e rugas que podem vir a aparecer futuramente, garantindo uma pele hidratada e sedosa, que além de bonita, indica saúde.

Além da hidratação, o óleo de coco possui ácido graxo na sua composição. Esta substância penetra facilmente na pele, devido ao seu baixo peso molecular, o que o difere dos demais hidratantes que possuem água em sua composição, e protege as proteínas naturais da pele.

Conforme alguns estudos recentemente divulgados, o óleo de coco tem o poder de tratar a pele seca, previne a flacidez e minimiza as ruas.

A aplicação pode ser feita em pequenas quantidades pela manhã, e em quantidades um pouco maiores antes de dormir.

Procure por óleo de coco orgânico, que não tenha passado por processo de desodorização ou qualquer outro que modifique sua composição natural. Na aplicação, dê preferência para a região do pescoço, área geralmente negligenciada quanto se trata de cuidados.

3. Dobrar em antioxidantes

Poucas pessoas sabem, mas o nosso maior órgão do corpo é a pele. Isso mesmo! Não é mentira.
E esse grande órgão fica frequentemente exposto à oxidação, e é danificada rotineiramente. Para evitar essa oxidação, é bom investir em alimentos antioxidantes, que combatem estes danos causados diariamente.

Apesar de alguns hidratantes se venderem como ricos em antioxidantes, com a proposta de revitalizar a pele, se tratando de antioxidantes, a melhor opção é iniciar esses cuidados do interior para o exterior. Ao invés de realizar grandes investimentos em produtos específicos para esse tratamento, inicie por uma mudança em seus hábitos alimentares, ingira alimentos que promovam a recuperação da pele e redução de sinais de envelhecimento precoce. É indicado procurar um acompanhamento com um profissional de nutrição.

4. Lave o rosto

Foto: Reprodução Google

É super normal no final do dia, exauridos pela rotina, termos preguiça de retirar a maquiagem, mas apesar de normal e compreensível está longe de ser aceitável.

Já que negligenciamos este cuidado ao anoitecer (se puder, evite o máximo possível), para compensar deve-se despender um tempo pelas manhãs e claro, de noite também, especialmente falando da remoção de substâncias da pele, a maquiagem, que super envelhece e agride se deixada lá por muito tempo.

Ao aplicarmos a maquiagem em nossa pele, ela é lentamente absorvida pelos nossos poros. Visto que em geral as maquiagens possuem produtos químicos, esse processo contribui com o estresse oxidativo das células do nosso rosto.

Por isso, opte por um demaquilante à base de água, e após a demaquilação, lave o rosto com água fria, para que os foros sejam devidamente fechados.

ATENÇÃO! Não usem esfoliantes faciais à noite, e muito menos diariamente. Façam o uso deste produto no máximo duas vezes por semana, em dias intercalados, para evitar a irritação da pele e remoção de células da nossa pele, indevidamente.

Caso tenha óleo de coco, pode utilizar algumas gotinhas após a limpeza do rosto.

5. Betacaroteno e vitamina A

O betacaroteno em conjunto com a vitamina A, agem na prevenção e reparação do envelhecimento da pele. Por esta razão, estas substâncias se fazem tão presentes nas fórmulas dos hidratantes e filtros solares com proposta de antienvelhecimento.

O betacaroteno tem a capacidade de bloquear os raios UV do sol, que danificam e envelhecem a pele. Já a vitamina A, tem o poder de estimular a produção do colágeno e das fibras elásticas naturais da pele.

Essas duas substâncias estão presentes em diversos alimentos, como por exemplo, cenoura, espinafre, batata doce.

É recomendado a ingestão diária de 30 mg de vitamina A e betacaroteno

6. Aplique suco de pepino

Foto: Reprodução Google

Após os 20 anos de idade, o nosso corpo produz 1% a menos de componentes como o colágeno, responsável pela firmeza da pele, e a elastina, responsável pela elasticidade da pele.

Gradativamente a pele vai afinando e cedendo em algumas áreas do rosto, do pescoço e do peito. Logo, são essas áreas as que requerem maior atenção e dedicação, com cuidados regulares.

O pepino e seu suco, são muito recomendados nos cuidados da pele. Ricos e sílica mineral, componente importantíssimo para a saúde da pele, e ácido ascórbico, que tem a função de evitar a retenção de água.

A aplicação tópica do pepino, pode extrair toxina dos poros e dar firmeza ao colágeno abaixo da derme.

Como usar:

Corte 1 pepino descascado e corte-o em pequenos pedaços
Moa esses pequenos pedaços até que obtenha um suco aguado
Passe essa pasta pela peneira, separando o líquido da massa resultante do processo de moer
Lave o rosto, pescoço e peito, com os produtos adequados para seu tipo de pele, de preferência com produtos que não levem óleo na composição
Após a limpeza do rosto, com o auxílio de um algodão, aplique o sumo do pepino no rosto, pescoço e peito.
Deixe agir por aproximadamente 20 minutos
Lave as três áreas com água fria e seque-as delicadamente

Repita essa aplicação de duas a três vezes por semana. 

7. Misture bicarbonato de sódio e óleo de coco

O bicarbonato de sódio é um ingrediente natural muito utilizado para esfoliar a pele e realizar a retirada das células mortas, de maneira não agressiva, além de reduzir os poros dilatados e estimular a produção de colágeno quando utilizado para massagear a pele.

Já o óleo de coco, já citado acima, é um excelente hidratante, penetra na pele de forma fácil, tratando a flacidez e rugas decorrentes do envelhecimento.

A combinação dos dois componentes resulta em uma substância capaz de esfoliar e hidratar simultaneamente, além de estimular o fluxo sanguíneo sob a pele, o que induz a produção do colágeno.

Como usar:

Em uma jarra, coloque 1/4 de óleo de coco
Acrescente 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio
Misture os dois ingredientes até que forme uma pasta
De manhã,  utilize 1 colher (chá) desta pasta  para massagear o rosto e o pescoço por 1 ou 2 minutos, evitando á região dos olhos
Deixe a pele descansar, com a mistura, por aproximadamente 10 minutos
Após decorrido o tempo, lave o rosto com água fria e seque delicadamente.

Esse processo pode ser repetido 2 vezes por semana!

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale conosco, adoramos trocar experiências!

Se você gostou do nosso post, ative as notificações para não perder as novidades do blog.
Se cuidar é um ato de amor, se cuide, se ame!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui